sexta-feira, 30 de setembro de 2011

DIA DE XANGÔ



imagem: http://lidialuz.blogspot.com/search/label/colares

XANGÔ: é a Vibração ou Linha de Força Espiritual, sob a qual estão situados todos os Espíritos que fazem executar a lei Cármica oela aferição das Causas e que na Umbanda se apresentam como caboclos. É a Faixa Vibratória que dá assistência e formação direta aos Tribunais Inferiores do Astral. Segundo a lei do Verbo, essa Linha ou Vibração de Xangô reflete ou traduzir Movimento de Vibração da Energia Oculta -o Raio oculto -a Alma ou o Senhor do Fogo -o Dirigente das Almas- Xangô=O Senhor das Almas e do Elemento Ígneo. OBS.: Na assimilação exterior, religiosa, aplica-se o sincretismo, ora como Linha de São Jerônimo - comemorado no dia 30 de setembro. (... de sorte que essa Entidade pode ser um chefe de uma das sete legiões da Vibração Original de Xangô...). -Relações Vibratórias -Orixá:Xangô -Chefe de Legião:Xango Kaô -Arcanjo:Mikael -Exu Guardião:GiraMundo -Signo:Sagitário -Elemento:fogo -Cor Vibratória:Verde -Dia Propício:Quinta-feira -Ponto Cardeal:Sul -Planeta Regente:Jupiter -Horário Planetário:das 15h Às 18h -Erva Sagrada:Louro -Flor Sagrada:Lírio Branco -Erva de Exu: Mangueira -Perfume Pessoal: Balsamo e Mirra -Essência:Sândalo -Ervas para Banho e Defumação: Alecrim do Mato/Folhas de Mangueira/Folhas de Abacate/Folhas de Goiaba/Folhas de Limão/Folhas de Café/Erva Tostão/Fedegoso/Maria Preta -Defumação Corpo Mental: Sandalo/Incenso/Mirra -Oferenda:Caminhos/Mata/Pedreira (nunca em ruas ou lugares impróprios) -Animal:Tartaruga -Saudação:Kaô


Texto Extraido do Livro: Lições de Umbanda -por W.W.da Matta e Silva -pgs. 24 e 26. Resumo do Dirigente João Batista - Centro T.U.P.A. - Pesquisa Site: www.girasdeumbanda.com.br

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ARTESANATO: VELAS NA ÁGUA



Materiais :
- 300 gramas de parafina
- Corante para velas ou giz de cera
- Palito de churrasco
- Recipiente de vidro
- Vela pronta (piloto)
- Água na temperatura ambiente
- Panela só para as velas



Modo de Execução -Técnica: Parafina
1° passo: Derreta a parafina
2° passo: Depois de tirar do fogo, coloque o corante
3° passo: Coloque um pouco da parafina no recipiente e prenda a vela pronta
4° passo: Depois jogue água e vá alternando as camadas até o fim do recipiente





Bia Barradas - Artesã
Contato: (11) 3672-2846
http://www.ateliebiabarradas.com.br/


domingo, 25 de setembro de 2011

INÍCIO DA PRIMAVERA

Para os que ainda acreditam que precisam de vasos caros para montar um jardim incrível, mais uma ideia simples, simples. Pneus antigos pintados com cores vivas e sobrepostos criam uma instalação bacana no jardim. O que acho mais interessante é que esta pode ser uma ótima maneira de criar uma barreira física entre espaços sem ter de construir um muro, por exemplo. A foto vem de longe, do Olivewood Gardens & Learning Center, um centro dedicado a educação ambiental nos Estados Unidos. Realmente não faltam lições de reciclagem na foto!


http://colunas.casaejardim.globo.com/cheirodemato//

sábado, 24 de setembro de 2011

DIA DAS CRIANÇAS DO ASTRAL




OU DIA DE COSME E DAMIÃO.


Ponto de Criança cantado no CENTRO DE UMBANDA T.U.P.A. :




Cabocla Jurema mandou

Mandou as crianças brincar

Iemanja deixou

Que brincassem

Nas Ondas no mar

Balança...Balança...

Balança nas ondas do mar

Balança...Balança...

Deixas as crianças brincar



Dirigente: João Batista

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AS SETE VERDADES DE UM BAMBU



Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou: Vovô, corre aqui ! Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar seu tronco se quebrou, caiu com vento e com chuva, e… este bambu tão fraco continua de pé ? Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração. A primeira verdade que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor. Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração. Terceira verdade: Você já viu um pé de bambu sòzinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores. A quarta verdade que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente. A quinta verdade é que o bambu é cheio de “nós” ( e não de eu’s ). Como ele é ôco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles. A sexta verdade é que o bambu é ôco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser ôco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo. Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é exatamente o título do livro: ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.

Padre Léo – Livro “Buscando as coisas do Alto
http://www.umtoquedemotivacao.com/motivacao/as-sete-verdades-do-bambu/

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

PLANTAS: SUCULENTAS EM CONCHAS



A sugestão veio da Lu Mingote, leitora querida do Cheiro de Mato que faz vídeos com imagens de plantas e coloca no Youtube (é só procurar pelo nome dela para conferir). As aberturas presentes nas conchas foram usadas para dispor suculentas. Eu adorei e sugiro variações: pedras brutas também comportam esta família e até cactos. Basta acrescentar terra misturada a areia para plantar qualquer uma das duas variedades. Como são extremamente resistentes, não precisam de regas diárias. Salvo exceções, contentam-se com água duas vezes por semana. Reparem que para incrementar, miniconchas funcionam como forração.













http://colunas.casaejardim.globo.com/cheirodemato/category/suculentas/

MENSAGEM

FRASES




Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta.(Chico Xavier)

Quando abro a cada manhã a janela do meu quarto. É como se abrisse o mesmo livro
Numa página nova.(Mário Quintana)

Não há melhor fragata que um livro para nos levar a terras distantes.(Emily Dickinson)

A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.(Johann Goethe)

Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.(Carl Sagan)

A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.
(André Maurois)

Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro.
(Henry Thoreau)



http://pensador.uol.com.br/frases_para_marcador_de_pagina_livro/

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ARTESANATO: VELAS COM CONCHAS DO MAR

As velas com conchas do mar são um jeito bem bonito de enfeitar a nossa casa, especialmente quando falamos da casa na praia. Mas elas também ficam bonitas em nossa sala, pois fazem com que lembremos do calorzinho da areia, e as velas sempre são um bom elemento decorativo.

Materiais:
Conchas do mar
Cera para velas
Pavio para velas
Prendedor de roupa

Passo-a-passo:
Comece por lavar bem as conchas do mar, deixando-as um pouco em água com cloro e depois secando-as bem. Corte os pavios para as velas, lembrando que será melhor que sobre do que falte. Coloque-o no meio da concha do mar e segure-o com um prendedor de roupa, para que fique no lugar sem se mexer. Derreta a cera para vela em um caneco velho, mas não coloque o fogo muito alto. Quando estiver bem derretida, coloque um pouco em cada concha, sem enchê-las muito. Agora deixe secar bem antes de retirar o prendedor de roupa e enfeitar a sua casa com elas.





http://www.oartesanato.com/307/simples-velas-com-conchas-do-mar

PROSPERIDADE E ABUNDÂNCIA NAS NOSSAS VIDAS





PASSOS
1-As moedas chinesas atraem prosperidade. Podem ser penduradas na maçaneta da porta de entrada de casas, escritórios e empresas.
2-As moedas chinesas devem ser agrupadas em três, seis ou nove unidades.
3-Ter três moedas amarradas com um cordão vermelho, com um nó que simboliza a felicidade, traz prosperidade.
4-A escolha do material do “cofre” deve ser bem pessoal.
5-Guarde no cofre as suas moedas chinesas, de todos os tamanhos e cores.
6-Guarde no seu cofre peças que você considerar amuletos ou objetos que tenham um significado especial para você.
7-Feche o cofre e coloque-o em algum lugar íntimo da casa.

Por: Vanina Baraldini - Energia Feng Shui
http://www.bemsimples.com/br/artigos/361-prosperidade-e-abundancia-nas-nossas-vidas